Logo

Artigos - Visualizando artigo

Ambição é o Caminho para o Sucesso

O artigo abaixo nos faz refletir quais são as atitudes que diferenciam os homens de sucesso dos demais.

 

* Tom Coelho

 

"Ambição é o caminho para o sucesso. 
Persistência é o veículo no qual se chega lá." 
(Bill Eardley)



Ambição é uma coisa boa. Ela nos desperta desejos, promove o comprometimento, estimula a perseverança. Torna-nos mais fortes e nos faz buscar a superação. Pela ambição, conquistamos mais posses e mais poder. Sentimo-nos mais ricos, mais bonitos e até mais livres. O que a estraga é a ganância... 

Como tudo na vida que desgarra da ponderação do equilíbrio, a ambição desmedida evolui feito um Pokemon para a ganância. Neste estágio, o desejo vira cupidez; o comprometimento, obsessão; a perseverança, teimosia. As posses denotam opulência, e o poder, prepotência. A liberdade se esvai e renasce como fênix, enjaulada. 

Muitas são as provações que se colocam diante de nós para que desistamos de algo ou mesmo de alguém. Os obstáculos surgem de todos os lados, sob todas as formas e com as mais variadas amplitudes. Quando percebemos, abaixamos a cabeça e, resignados, sequer olhamos para trás. 

Persistir é manter o foco, a firmeza de propósitos, como a água do rio que contorna todos os acidentes, mantendo sua progressão até desaguar no oceano que a espera. Persistir é perseverar, o que nos lembra o esperançar, este último associado ao substantivo esperança, e não ao verbo esperar. É agir enfrentando as dificuldades, mudando estratégias ou criando e assumindo novas responsabilidades pessoais pelo desempenho necessário ao cumprimento de metas e objetivos. 

O exemplo mais clássico nos foi dado por Thomas Edison e suas 2 mil experiências até chegar à eficácia de sua lâmpada. Tivesse ele renunciado ao seu sonho e estaríamos, talvez, todos na penumbra... 

Temos ainda Beethoven, que mesmo surdo compôs boa parte de sua obra, incluindo três sinfonias, em seus últimos anos de vida. 

Praticar a persistência é conclamar uma apólice de seguro contra o fracasso. É superar o descrédito, as adversidades e o desânimo pelo objetivo de realizar, fazer acontecer.



 


Voltar


Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.