Logo

Artigos - Visualizando artigo

Fazer Acontecer

De nada adianta sonhar e planejar sem realmente fazer acontecer. O artigo abaixo nos faz refletir um pouco. 

 

* César Souza 


Que o líder precisa ter uma visão do futuro, indicar o rumo e estabelecer metas e objetivos a serem alcançados por sua equipe, não é nenhuma novidade. O que nem todos têm certeza é de "como" obter os resultados desejados. Muitos ainda acreditam que liderança é sinônimo de estratégia. Por isso, sempre associamos a figura do líder a sua competência como visionário. Aquele que vê o que os outros não percebem. Análises superficiais de grandes personagens históricos - Alexandre, o Grande, Napoleão, Churchill, De Gaule, Roosevelt, Mandela, Juscelino - reforçaram essa forma de pensar sobre o papel do líder. 

Definir a estratégia é, sem dúvida, uma das importantes tarefas do líder. Mas não é mais suficiente. Executar a estratégia tornou-se tão ou mais importante que simplesmente concebê-la. O cemitério corporativo está cheio de empresas com estratégias mirabolantes que nunca conseguiram ser implementadas. 
Países, estados e municípios permanecem esperando a concretização de promessas políticas e de planos que nunca saem do papel. Fazer acontecer, em vez de apenas planejar, é o mantra dos líderes competentes. Sempre foi assim. Basta olhar mais profundamente para a causa do sucesso dos personagens históricos já citados. Foram grandes líderes pelo que realizaram, não apenas por terem tido uma visão privilegiada. 

Conheço vários líderes, brilhantes, que se satisfazem com a idéia genial, com "o que" precisa ser feito. Têm prazer na apresentação de idéias mas dificuldade com a ação. Para complicar mais ainda as coisas, mal conseguem definir o que parece ser uma estratégia vencedora — já pulam para outra idéia visando uma nova oportunidade. Falta, muitas vezes, foco. 

O líder do futuro não será aquele que apenas chega aonde anunciou que chegaria. Não bastará cumprir metas. Será aquele que fará mais do que o combinado, surpreenderá pelos resultados que conseguir transformar em realidade. O líder do futuro consegue obter resultados incomuns de pessoas comuns. Surpreende, superando sempre o esperado. Em vez de simplesmente dar ordens e cobrar rendimento, incentiva cada um a fazer o seu melhor, porque dá o seu melhor. 

O líder do futuro sabe compatibilizar as pressões da sobrevivência de curto prazo com as necessidades de longo prazo. O hoje com o amanhã. Cuida do presente enquanto cria o futuro. 

E você? Em que time vai jogar daqui para a frente? No time dos sonhadores ou no time dos realizadores de sonhos? No time dos que apenas planejam ou no time dos que fazem acontecer? No time dos que batem as metas ou do lado daqueles que fazem muito mais do que o combinado? 


Cesár Souza é consultor de empresas em todo o Brasil, autor de diversos livros e um dos 10 palestrantes mais requisitados do país. 
 


Voltar


Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.