Logo

BAIXA DE EMPRESA

 
 

POR QUE BAIXAR UMA EMPRESA? 

 

Após o encerramento das atividades comerciais de uma empresa é necessário realizar a baixa do CNPJ perante os órgãos públicos para não ocorrer problemas futuros para os seus proprietários. Um dos problemas mais comuns quando não se faz a baixa do CNPJ após o encerramento das atividades da empresa é o bloqueio do direito ao seguro desemprego dos sócios que porventura estiverem trabalhando com carteira assinada. Outro problema comum é restrição de crédito tanto de programas sociais como empréstimos bancários convencionais. Em se tratando de financiamento estudantil ou da casa própria também é um problema, por isso caso você possua uma empresa sem uso em seu nome orientamos realizar a baixa. 

 

POSSO BAIXAR UMA EMPRESA QUE TEM DÍVIDAS? 

Sim poderá baixa-la normalmente, mas não significa que as dividas da empresa não precisarão ser pagas. Quanto é realizada a baixa os sócios ficarão responsáveis pelo pagamento das dívidas proporcionalmente a sua quantidade de quotas, porém evitará boa parte dos problemas que citamos acima. 

 

A EMPRESA FICA GERANDO DÍVIDA SE NÃO BAIXAR? 

Sim, quando o CNPJ de uma empresa não é devidamente baixado. para os órgãos públicos ela é uma empresa em atividade, e desta forma serão exigidos impostos, taxas e declarações periódicas que certamente gerarão dívidas a serem pagas pela sua empresa. 

 

COMO POSSO PAGAR AS DÍVIDAS DE MINHA EMPRESA? 

Caso os sócios desejarem pagar as dívidas da empresa que foi fechada antes de baixá-la perante os órgãos públicos existe a possibilidade de parcelamento bem como pagamento à vista. 

 

PRECISO FECHAR AS CONTAS BANCÁRIAS? 

Com certeza, se a empresa na qual você foi sócio tinha conta bancária, é de suma importância se dirigir ao banco para fechá-la. Caso esse cuidado seja deixado de lado, a manutenção mensal da conta fará ela entrar no limite e quando o sócio menos espera, recebe uma intimação da justiça para pagar o banco com uma dívida bem grande. 

 

QUEM PODE BAIXAR MINHA EMPRESA? 

Qualquer contador, não precisa necessariamente ser o profissional que te atendia na época em que a empresa estava em atividade. Nós do Goes Contabilidade fazemos este serviço, basta solicitar um orçamento. 

 

CERTIFIQUE-SE DE QUE A EMPRESA ESTÁ REALMENTE BAIXADA 

Por falta de informações precisas muitos empresários encerram suas atividades e acham que, em função disso, o contador fez a baixa da empresa perante os órgãos públicos. A baixa de um CNPJ tem custo e é cobrado pelo contador quando se solicita o serviço. Portanto caso você não tenha solicitado este serviço a um profissional e pago por ele sua empresa permanece ativa e isso com certeza vai gerar problemas futuros para seus proprietários. 

 

A IMPORTÂNCIA DE CONTRATAR UM ESCRITÓRIO CONTÁBIL QUALIFICADO PARA A BAIXA 

Assim como em todos os ramos de atividade, no ramo da contabilidade também existem profissionais desqualificados no mercado que poderão cobrar pelo serviço sem executá-lo. Pelo fato de ser um serviço muito técnico o empresário tem dificuldades em saber se o serviço foi realmente feito pelo contador e isso pode ser um problema. Nós do Goes Contabilidade já pegamos situações em que nosso cliente havia pago à outro profissional pelos serviços de baixa e na ocasião o profissional informou ao cliente que o serviço já havia sido feito, o que não era verdade. O cliente só foi ver o acontecido três anos depois onde não conseguiu mais contato com o prestador de serviço para reclamar. Contratando o Goes Contabilidade você terá profissionalismo e qualificação no atendimento. Emitimos a comprovação do serviço prestado. 

                                                                              

                                                        

 

 
 
 
<< Voltar