Logo

REATIVAÇÃO DE EMPRESA

 
 

O QUE É REATIVAÇÃO DE EMPRESA? 

 

Quando uma empresa que está atuando ativamente no mercado resolve encerrar suas atividades o procedimento correto é baixar o CNPJ. Porém a grande maioria das pessoas não faz este procedimento ou por questão de dificuldade financeira ou por falta de orientação. A empresa ficando nesta situação é considerada uma empresa INATIVA, ou seja, as atividades já se encerraram e o CNPJ não foi baixado. Eventualmente, caso os sócios desejarem, existe a possibilidade de reativar esta empresa fazendo qualquer mudança que for necessária para a atividade que vai ser exercida de agora em diante. Na reativação é possível mudar as atividades, endereço, nome e outras mudanças que forem necessárias. 

 

EMPRESA INATIVA FICA GERANDO DÍVIDAS? 

Sim, se sua empresa que não foi devidamente baixada ela vai ficar gerando obrigações, multas e dívidas. Se por algum motivo o empresário resolver não baixar o CNPJ da sua empresa após o encerramento das atividades é necessário fazer todo ano as declarações para informar à receita que o CNPJ está sem movimento. Nós do Goes Contabilidade prestamos este serviço. 

 

QUEM PODE REATIVAR A MINHA EMPRESA? 

Nós reativamos a sua empresa. A reativação pode ser feita por qualquer contador, mesmo que não tenha sido o mesmo que atendia a empresa anteriormente. 

 

POSSO REATIVAR MINHA EMPRESA SEM TER OS DOCUMENTOS? 

Sim, é muito comum as pessoas perderem a documentação de sua empresa quando não está mais usando, ou também perder o contato do contador que ficou com a documentação dela. Neste caso, nós do Goes Contabilidade também conseguimos recuperar a sua empresa mesmo que os sócios não tenham mais os documentos. Recuperamos e fazemos as alterações necessárias. 

 

CASO MINHA EMPRESA TENHA DÍVIDAS POSSO REATIVAR? 

Sim, as dívidas não serão impedimento para a reativação de sua empresa. Caso seja esta a situação o único impedimento que a empresa terá é o enquadramento no Simples Nacional, que para a maioria das empresas é o regime de tributação mais barato. Porém é possível fazer o parcelamento das dívidas para se enquadrar no simples. 

 

SE MINHA EMPRESA FOR DE OUTRO MUNICÍPIO OU ESTADO POSSO REATIVAR? 

Sim, mas será necessária a mudança de endereço. 

 

POSSO ENQUADRAR NO SIMPLES? 

O pedido de enquadramento no simples é feito somente no mês de janeiro de cada ano, se perder o prazo a empresa fica fora do simples até janeiro do ano seguinte. 

                                                                              

                                                        

 

 

<< Voltar