Goes contabilidade

Grande parte das empresas que estão ativas no mercado tem sérias dificuldades quando o assunto é contratar bons funcionários. Não é verdade a história de que não existe mais bons empregados. O problema, muitas vezes, esta nas empresas que não sabem contratar e manter um bom colaborador. Uma boa relação de trabalho começa na contratação.

A dica de hoje é elaborar um questionário com perguntas estratégicas pra fazer ao candidato na hora da entrevista, dependendo da resposta que for dada tem como verificar claramente os defeitos e qualidades da pessoa.

Ai vai algumas perguntas como sugestão.

FALE UM POUCO SOBRE VOCE?

Quando você da oportunidade do candidato falar sobre si, você já consegue ter algumas dicas de personalidade, objetivos de vida, foco, comunicação, instinto vendedor entre outros. Quando a vaga é para um atendente ou vendedor, por exemplo, da pra ter uma boa noção se a pessoa é tímida ou comunicativa.

O QUE VOCÊ PROCURA EM UM EMPREGO?

Pessoas que se focam muito no salario e benefícios tendem a não ser a melhor opção. Bons profissionais dão valor ao aprendizado, ambiente de trabalho, oportunidades de crescimento pessoal e na empresa e por ultimo calculam o salário.

QUAL É O SEU OBJETIVO PROFISSIONAL?

Pessoas que se interessam pela área em que sua empresa atua geralmente são os melhores candidatos. Se a pessoa se interessa por outra área vai ser muito mais difícil segura-la na sua empresa. Nesse caso onde o foco da pessoa é outro, são mais estáveis os candidatos que tem mais idade, de preferencia casados, onde seu salário fará diferença no orçamento da família.

O QUE VOCÊ NÃO GOSTAVA NO SEU ULTIMO EMPREGO?

Com esta pergunta o entrevistador vai ter noção se o candidato foca mais nos defeitos ou nas qualidades da empresa. Empregados que reclamam do emprego anterior podem ter mais dificuldade de relevar os problemas da sua empresa e também não darão valor no que for feito de bom.

QUAIS SÃO SUAS MAIORES QUALIDADES E DEFEITOS?

A pessoa que não enxerga claramente seus defeitos tem a tendência de sempre achar que está certa. O candidato que fala com mais facilidade qual são seus defeitos tende a ser uma pessoa mais aberta a mudanças e a correções.

QUAL A SUA PRETENSÃO SALARIAL?

Se o candidato estipular um salário sem nem saber qual será sua função e suas tarefas é um sinal de alerta, mas caso a vaga já tenha sido explicada em detalhes, o ideal é que a pessoa peça um salário de mercado. Se pedir mais você procura saber sobre o conhecimento dela pra justificar o salário mais alto. Mas a partir deste ponto tudo é negociável.

POR QUE MOTIVO DEIXOU SEU ULTIMO EMPREGO?

Com esta pergunta da pra perceber claramente se a pessoa foi mandada embora ou saiu por algum motivo que não seja diretamente ligado a ela. É natural que a pessoa não diga a verdade caso ela tenha sido demitida por um motivo pessoal dela, mas se ficar atento da para perceber a mentira. Quando tem um motivo que não é pessoal a pessoa fala claramente.

VOCÊ É NATURAL DESTA CIDADE?

Quando o candidato é um estudante no ultimo ano, por exemplo, a empresa corre o risco de perder todo seu esforço da contratação e treinamento tendo em vista que o candidato pode se formar e voltar para sua cidade natal. Em caso de transferência de cônjuge, isto também pode acontecer.

QUAL A PROFISSÃO DE SEUS FAMILIÁRES?

É bem interessante saber qual é a estrutura familiar do candidato. Se a família é bem estruturada financeiramente, por exemplo. Não é em todos os casos, é claro, mas este candidato tende a não aceitar qualquer emprego, nem qualquer ordem, tendo em vista que não precisa tanto do seu salário. O ideal é procurar perceber se a pessoa vai dar valor a sua empresa ou não.

VOCÊ PODE FAZER HORAS EXTRAS, CASO SEJA NECESSÁRIO?

Aqui você verifica a disponibilidade da pessoa em caso de imprevistos.

TEM FILHOS E QUAL É A IDADE DELES?

É importante saber se a pessoa está organizada quanto aos seus filhos, se ficam na escola ou com os avós, por exemplo. Se o candidato não tem uma rotina organizada dos filhos, ou não tem pessoas de confiança para deixar, isto pode atrapalhar no emprego em caso de imprevistos, acarretado em faltas frequentes.

É interessante salientar que a estabilidade de um funcionário também depende de outros fatores como gerenciamento de equipe, condições de trabalho, valor do salario entre outros. Mas com certeza uma contratação bem feita vai ajudar no processo.

Fonte: RUI GOES

CFW Agência Digital
Ligar:(42) 3035-1935